Blog que pretende abordar assuntos do quotidiano que nos rodeia.
11 de Março de 2007

 

Existe algo que me deixa perplexo , no campo das forças de segurança: porque é que existem tantas policias/guardas?

Ele é PSP, GNR, GNR-BT , ...., PJ.

Porquê uma policia para as grandes cidades e uma para o restante pais?

Não seria preferível uma força de segurança com vários departamentos, ajustados ao tratamento das diferentes realidades?

Desde logo teríamos redução de custos, uma vez que se reduziria as chefias e deixaria de haver duplicação de espaços ocupados pelas várias forças para ser concentrado em apenas uma.

A lei não é a mesma? Então para que temos policias/guardas que fazem exactamente o mesmo (GNR / PSP) e não temos uma única?

publicado por pmaa às 22:47
pois é meu caro... e onde é que se põe tanto oficial da GNR e PSP a trabalhar?! não há lugares pra todos!!!! lá se iam muitos previlegios!!!
carlos martins a 6 de Abril de 2007 às 01:38
A ideia de criar uma só polícia não e novidade para quem está no terreno, no entanto temos de ter em conta o seguinte, a GNR e de cariz militar, é uma força de segurança que se rege pelo regime militar, por outro lado temos a PSP que foi uma força de cariz miliciano, ou seja, metade civil metade militar. Entretanto, desde 1999-2000 a PSP passou a ser uma força de segurança somente civil, e aqui é que está o problema, houve uma separação, mudanças nas leis internas de ambas as forças. Já a PJ é uma força de segurança que está dependente do Ministério da Justiça (PSP e GNR dependem do Ministério Interno). Ou seja, isto está uma salgalhada tal que juntar tudo numa só iria mexer com muita gente, se me faço entender, então o que se fez foi um regime em que ambas as forças de segurança cooperam entre si. Quanto à lei, sim é igual, mas define bem quais os crimes que devem ser investigados pelas forças de segurança, ex. um homicídio cometido com uma arma tipo pistola, shotgun , tudo o q n sejam outro tipo de armas são investigados pela PJ, ja se for uma arma branca, ou outro tipo de arma já é investigado pela PSP ou GNR. Enfim isto está uma salada mista, mas em q existe um regulamento, código de processo penal, e áreas de jurisdição que são as pedras basilares para que tudo funcione.
Miguel a 11 de Fevereiro de 2010 às 13:55
Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
26
27
28
31
Posts mais comentados
últ. comentários
Muito Bom post. Realmente, este flagelo agrava em ...
Não são os moradores da Branca que não querem a Au...
q fotinha singela ! hehe
muito legal e interessante este blog, eu preciso p...
Olá ;)) parabéns pelo blog.
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
Caríssimo,O Sempre a Produzir está de volta. Peço ...
PENA SEJA QUE OS INTERESSES E GUERRAS PESSOAIS SEJ...
A estação metro deve ser na rotunda que andam a fa...
Caro Webmaster de Sapo.pt,Nós realizamos um motor ...
links
blogs SAPO